Segunda -Feira, Retiro Popular 19º Dia.

Olá Gente, Paz e Bem!

Caminhando em direção a Páscoa adentramos na 3ª semana da Quaresma.Como você está vivendo o Retiro? Tem sido dócil as inspirações da Palavra de Deus? E a vivência dos Sacramentos? Partilhe sua caminhada! E não desista pois somos peregrinos nesta terra, a Pátria definitiva é a Páscoa Eterna.

Uma santa semana a todos!

Tamu Juntu!

 

 

CRISTO, FONTE DE ÁGUA VIVA

O BATISMO E A CONVERSÃO

 

O caminho quaresmal em direção á Páscoa nos oferece a mensagem de três encontros com Cristo, correspondentes ao itinerário batismal de todas as pessoas de fé: a mulher samaritana, o cego de nascença e Lázaro, o amigo de Jesus.

Nestes encontros, está também a nossa humanidade, a revelação de Jesus nos aspectos de nosso batismo a ser renovado na Páscoa.*

Acolhamos estas três figuras do Evangelho como companhia na estrada que vai ao monte da Páscoa. E esta altura da Quaresma, todos nós estamos em ritmo de revisão de vida, animados pela leitura orante da Palavra de Deus, conscientes de que os exercícios penitenciais nos estimulam a um novo impulso de vivência da fé.

 

A samaritana encontra Jesus junto ao poço de Jacó(Jo 4,5-42).

Uma mulher na rotina monótona de sua vida.Descobre a existência do pecado, a própria fraqueza e a exploração de que é vitima.No fundo, uma grande insatisfação e a sede de felicidade e de paz, o desejo de uma nova vida, na qual a mulher se sinta restaurada em sua dignidade. Chama-se Salvação esta novidade! Nessa mulher estão todos os nossos sonhos, todo o nosso desejo de graça e salvação.

Só a presença e a pessoa de Jesus a fazem descobrir algo novo e melhor.No coração da samaritana e em situação de amargura, na qual se encontrava mais ou menos acomodada.

O mestre escava para descobrir uma fonte de água, fazendo-a descobrir a si mesma a partir de sua própria humanidade; e se realiza o encontro da salvação.

Jesus se revela fonte de água viva que jorra para  a vida eterna, fonte do Espírito Santo.

Ele é o novo Moisés que toca com a força de sua palavra a rocha do coração da mulher.Jesus perdoa o pecado e dá um novo sentido a existência .

Ele muda, converte e é a fonte de felicidade para a samaritana e para cada cristão.

Em muitas paróquias, realizam-se neste período os escrutínios de jovens e adultos que receberão os sacramentos da iniciação cristã na Vigília Pascal.Para quem faz o Retiro Popular este pode ser também o tempo adequado para conhecer pessoas que ainda não foram batizadas e apresentá-las a Igreja.Elas poderão se inscrever no catecumenato de adultos. Você pode ser instrumento de Deus para tais pessoas!

Durante a semana, siga as indicações da leitura orante da Palavra de Deus para a via-sacra o Rosário e a Meditação sobre as Dores de Nossa Senhora.

É TEMPO DE CONFISSÃO!

Procure um sacerdote para fazer a experiência da  abertura do coração nesta Quaresma.Experimente de novo o gosto da misericórdia, para proclamar: Ele me disse tudo o que eu fiz!

Nosso gesto penitencial na terceira semana da Quaresma é sair de nós mesmos para visitar uma pessoa que se encontre enferma ou isolada, precisando de nossa presença.

Há muitos poços de Jacó pela vida afora, em torno dos quais pode nascer uma conversa que leve as pessoas a conhecerem Cristo. Experimente!

Dia 28 de março, segunda-feira da terceira semana da Quaresma

 

Jesus é missionário. A salvação de Deus é para todos,mas os concidadãos de Jesus, em Nazaré, estão fechados.

Também hoje, no inicio da nova semana de retiro quaresmal, não é hora de pensar menos em nossos próprios problemas e olhar em torno de nós, para frente e mais longe, no desejo de comunicar aos outros o Evangelho?

 

Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; e quando verei a face de Deus?

Palavra do Senhor para sua Oração Pessoal.

2Rs 5,1-15a.

Sl 41

Lc 4,24-30

Quem puder, participe também da Santa Missa Diária, a maior Graça em nossas vidas.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: