Quaresma/ Retiro Popular 2012

A Quaresma é uma estrada penitencial oportuna,oferecida pela Igreja, para que anualmente nos exercitemos com maior intensidade na vida cristã.Queremos fazer um Retiro.Como nem sempre é possível retirar-se por um tempo maior e dedicar-nos á oração, aproveitamos a Quaresma, separando pelos menos meia hora por dia para a escuta e a meditação da Palavra de Deus, e acolheremos as indicações de  práticas de oração,de penitência e de caridade. Assim o jejum, a experiência da caridade e a oração que  a Igreja nos pede serão posots em prática.

Retiro é escolha, e exige uma decisão. O salmista encontrou sua alegria na decisão de percorrer um caminho: Feliz quem encontra em ti sua força e decide no seu coração a santa viagem.( Sl 84,6)

Queremos chegar com Cristo ao Calvário e á Ressurreição.

Retiro é tempo de silêncio! É bom fazer o exercício de recolher-se um pouco.Até seria oportuno reduzir durante a Quaresma o barulho externo.Experimente desligar de vez em quando a televisão, o rádio ou os aparelhos de som.Voc~e poderá até escutar melhor a voz das pessoas de sua família.Saiba que hpa muita gente suplicando para encontar ouvido e coração aberto para um desabafo! Silêncio para acolher os outros e aprender a escutar.

Retiro é tempo de oração com a Biblía.Se quiser, use o  roteiro da Lectio Divina. Abaixo segue um ensinamento de  Pe. Paulo Ricardo sobre o tema.

http://www.youtube.com/watch?v=wa-7oM1ZXMw

 A  Caminho, com Jesus

 

                                                                                                                 RENASCIDOS DAS CINZAS        

22/02/ QUARTA-FEIRA DE CINZAS: A ESMOLA, A ORAÇÃO E O JEJUM.           

A Igreja começa o caminho quaresmal com a Santa Missa das Cinzas, olhando para a Páscoa. Ao iniciá-lo, somos convidados a reconhecer humildemente nossa condição humana. A Quaresma nos convida a acreditar no maor de Deus.

Nesta quarta-feira, acolha o convite da Igreja a fazer jejum e abstinência. Acompanhe o lançamento da Campanha da Fraternidade em sua diocese e leia a mensagem  que o  Papa envia a cada ano. A Campanha tem como tema:Fraternidade e Saúde Pública e o lema é:Que a saúde  se difunda sobre a terra(Cf.Eclo 38,8)

As leituras da liturgia de hoje são as seguintes:jL 2,12-18; sL 50; 2Cor 5,20-6,2 e Mt 6,1-6,16-18.Prepare-se para  a Eucaristia e para receber as cinzas.

O rito das Cinzas, é um gesto de humildade, pode ajudar-nos a reencontrar a verdade a respeito de nossa vida, no momento em que entramos numa estrada que conduzirá a Deus.

Santa Quaresma a todos!

Tamu Juntu!

Com orações, 

Deus É sempre Bom!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: