Retiro Popular 2012

Primeira Semana da Quaresma:

Partir para um mundo Novo

Quando a Bíblia fala das grandes tentações humanas, sempre está presente o desejo de instalação e acomodamento.Adão e Eva querem tomar posse do paraíso terrestre e encontrar garantias contra a morte.Caim, apegado aos frutos da terra, mata o irmão que não lhe permite aumentar seus domínios.Em Babel, querem uma torre que permita chegar ao céu. Os hebreus tiveram saudades do Egito, mesmo significando escravidão.Quando chegaram á terra prometida, voltaram-se para cultos pagãos, pretendendo garantir a vida ! É a  permanente procura de segurança.Mas Adão e Eva, Caim, o povo de Babel, os hebreus saídos do Egito, o povo de Deus na terra prometida, todos tiveram que partir! E o Senhor, em quem acreditamos, nosso Salvador, passou pelo deserto, peregrino da fidelidade ao projeto do Pai.Caminhemos com Ele.

Dia 26 de fevereiro;Primeiro Domingo da Quaresma

A Quaresma dominical  tem seu ponto alto no Retiro na participação na Santa Missa.

O beato João Paulo II chamou o dia do Senhor de dia do Cristo, dia da Igreja, dia do homem, dia dos dias!

Participar da Santa Missa e viver o domingo é presente de Deus, direito de todos os cristãos, antes de ser um dever.Torna-se um dever porque primeiro é um dom.

As leituras dominicais são:

Gn 9,8-15.Salmo 24l  1 Pe 3,18-22e Mc 1,12-15.Dedique-se  a preparar bem a participação da Santa Missa.Ouvindo a Homilia, acolha um precioso ensinamento para viver durante a semana.Anote-o para guardar e recordar durante os próximos dias.

Os antigos tinham entendido o deserto como preparação para o tempo do Messias,interpretando o texto de Isaías 40,3-5.

Era difícil pensar em um caminho no meio do deserto, pois no meio [crescente fértil], visto das terras do exilo havia um deserto intransponível.

João Batista batizava e anunciava a conversão, ruptura com o passado de pecado, que prepara a chegada do Cristo.Jesus aparece,recebe o batismo de João, para ser depois o Senhor do novo batismo.É ele  quem [vê] o Espírito Santo descendo! Depois Jesus vai ao deserto, como quem vai para a Paixão.Dali sairá, para pregar a conversão dirigindo-se á Galiléia.

No deserto da vida,acolhamos o convite a preparar a acolhida ao Senhor. O que deve ser deixado para trás? Você aceita a proposta de ir ao deserto com Jesus? Aproveite o texto que segue para rezar.

Sede de Deus

No deserto da vida, quando a sede me vem, quando chamo bem alto e não vejo ninguém, eu me lembro de ti e  me sinto feliz, pois escuto bem perto tua voz que me diz:

Quem tiver sede venha a mim e beba e do seio de quem Crê em mim hão de brotar torrentes de água viva, jorrando sempre sem jamais ter fim.

Muitas vezes a dor não me deixa dizer quanta sede de amor trago dentro do ser, mas tu ouves a voz do silêncio também, e no amor, me conduzes á fonte do bem.

O teu dom sem reservas eu vou receber, este pão que conserva tua vida em meu ser. Como outrora fizeste pela Samaria,a  tua presença me traz alegria.

Eu quisera, viver ao teu lado, Senhor, transformando minha vida em fonte de amor, onde todos que buscam tentando encontrar, em meu testemunho te ouvissem falar.

( José Raimundo Galvão)

Deixe um comentário

